Estética Dental: Conheça os 7 tratamentos mais realizados atualmente

Estética Dental: Conheça os 7 tratamentos mais realizados atualmente


Os cuidados com a estética dental cresceram consideravelmente nos últimos anos. Nada mais natural, já que um sorriso bonito e bem cuidado aumenta a autoestima e traz mais harmonia para o rosto. Sabendo disso, é de se esperar que as pessoas procurem alternativas para deixar a boca linda e saudável, não é mesmo? Afinal, todo mundo gosta de se sentir bem. Ainda assim, muitos não sabem como melhorar o sorriso. Foi pensando nisso que levantamos aqui os principais tratamentos estéticos realizados atualmente. Conheça alguns deles agora mesmo e surpreenda-se com os resultados que podem trazer. Vamos lá?

1. FACETAS DE PORCELANA

As facetas de porcelana arrebataram corações nos últimos anos — e a prova disso é que estão entre os tratamentos estéticos mais procurados na maioria dos consultórios. Para quem não conhece, os resultados são incríveis, pois uma aplicação é colocada sobre os dentes e consegue clareá-los, retirar manchas e até mesmo corrigir dentição desalinhada.

O procedimento é rápido e melhora o sorriso de forma consistente, pois resolve muitos problemas ou más-formações (sendo que muitas delas trazem desgaste para o paciente). Por essas e outras, ele é indicado para quem tem os dentes separados ou com tamanho, forma e cor diferentes. Outra opção muito comum é a lente de contato dental. O procedimento é similar, mas com uma indicação maior para quem precisa apenas de pequenos reparos (como aumento do comprimento ou largura dos dentes). Vale destacar que as lentes são mais finas e, depois de prontas, também são coladas sobre os dentes do paciente.

2. GENGIVOPLASTIA

Se você tem o sorriso gengival e fica incomodado com isso, então precisa descobrir as vantagens desse procedimento de estética dental. Embora muitas pessoas não conheçam, existe hoje uma cirurgia que diminui o tamanho da gengiva. Há algum tempo o procedimento era complicado, mas hoje conta apenas com cortes nos tecidos em excesso. Essa mudança de procedimento pode soar como insignificante, mas reduz a necessidade de pontos e ajuda em um pós-operatório mais simples. 

A técnica é indicada para casos em que o tamanho da gengiva é maior que 4 milímetros, mas deve ser personalizada segundo cada pessoa. Portanto, converse bastante com o seu dentista na hora de estabelecer suas expectativas e quanto da gengiva você realmente quer reduzir. 

3. CLAREAMENTO WHITEFGOLD

Os clareamentos estão super em alta quando o assunto é estética dental, mas, se formos bem francos, estão longe de ser um procedimento atual. Pois bem, é aí que muitos se enganam! A opção whitegold é um ponto fora da curva nesse sentido — e é muito atual.

O processo é feito em duas ou mais fases, mas conta com o uso de produtos clareadores e espessantes/ativantes. A combinação dos dois garante resultados incríveis! O flúor também pode ter uma aplicação nesse caso, pois ajuda a evitar a sensibilidade que muitos pacientes reclamam quando fazem tratamentos desse tipo. Depois de feita a mistura, o dentista faz a aplicação dente por dente (e cada sessão tem duração média de 45 minutos).

Essa alternativa é inovadora justamente por minimizar a sensibilidade, um ponto que faz com que seja fortemente indicada para quem tem os dentes escurecidos (seja por maus hábitos, seja pelo próprio tempo). Portanto, não deixe de considerar essa alternativa! 

4. BOTOX

A aplicação de botox está muito em alta no momento, então não poderíamos deixar de falar dela. Para quem não sabe, a toxina botulínica (popularmente conhecida como botox) é um tratamento temporário que bloqueia o impulso nervoso. Tudo isso acontece na fibra do músculo em que a toxina é aplicada. Por esse motivo, tornou-se uma ótima alternativa para quem quer resolver problemas estéticos. Hoje, essa toxina pode ajudar a acabar com distonia, bruxismo, amenizar o sorriso gengival e até mesmo a sialorreia. Impressionante, não é mesmo?

5. BICHECTOMIA

Pode ser que você ainda não conheça esse procedimento, mas ele chegou aos consultórios odontológicos com multa força. Depois de ser adotado por muitas celebridades ao redor do mundo, ele também conquistou o coração de outras pessoas agora. A bichectomia, também conhecida como lipoplastia facial, é um procedimento que elimina o tecido gorduroso que fica nas bochechas. Essa é uma alternativa para garantir mais harmonia para o contorno do rosto, tendo em vista que ele fica mais fino e alongado. Por mais que pareça algo elaborado, é bom lembrar que isso tudo é mais simples do que parece (e os resultados aparecem mais rápido que muitas pessoas imaginam).

6. ANCORAGEM ESQUELÉTICA

Essa prática também é muito nova e tem como foco a movimentação dos dentes e ossos com um aparelho ortodôntico. Se você está pensando em um modelo metálico e com o sorriso comprometido, então é bom saber que a realidade se transformou.

No caso da ancoragem esquelética, pequenas placas são colocadas na mandíbula ou no maxilar para movimentar os dentes e/ou a arcada. Tudo isso é feito por meio de uma ancoragem, para assim corrigir a mordida e alinhar os dentes de forma mais rápida e previsível. Essa alternativa traz muito sucesso no tratamento ortodôntico e evita procedimentos mais elaborados, como a cirurgia ortognática. Mais uma novidade para você se informar! 

7. PREENCHIMENTO

Para fechar a lista, o preenchimento facial é mais uma alternativa de estética dental. Também conhecido conhecidos como bioplastia, esse procedimento injeta compostos modeladores em camadas mais profundas da pele. A ideia é preencher sulcos, rugas e outras regiões que perderam parte da consistência com o tempo. Os lábios estão entre as regiões mais procuradas e ajudam a promover um sorriso mais bonito e um aspecto mais jovial para muitas pessoas (isso já explica sua alta procura, certo?).

Depois de ler este artigo completo sobre o tema e conhecer as principais tendências da estética dental, lembre-se de procurar por um profissional sério para cuidar de você. Cada pessoa tem necessidades únicas e elas devem ser avaliadas para garantir o resultado esperado.