A relação entre a Fonoaudiologia e a Ortodontia
A Fonoaudiologia e a Ortodontia são grandes aliados e se completam em várias propostas terapêuticas, mais especificamente na Motricidade Oral, nesta área o Fonoaudiólogo visa sobretudo prevenir, habilitar ou reabilitar as funções estomatognáticas (mastigação, respiração, deglutição, sucção ) visando o equilíbrio miofuncional.
Qualquer alteração nesse sistema poderá ocasionar modificações estruturais e funcionais no indivíduo (crescimento facial, oclusão e estética). Com isto, a fonoaudiologia em conjunto com a ortodontia realizam importantes avaliações e tratamentos morfofuncional para a correção dos desvios das funções do sistema estomatognático. Considerando que muitos pacientes apresentam estas funções alteradas, é comum solicitarmos avaliação com especialista ortodontista em torno dos 06/07 anos de idade(no começo da troca dos dentes).
POR QUE É NECESSÁRIO UMA AVALIAÇÃO COM O ORTODONTISTA?
Porque o aspecto fundamental para o sucesso do tratamento é o diagnóstico precoce tanto dos problemas faciais e oclusais quanto dos funcionais, alertando para a importância da terapia interdisciplinar. E á partir desta idade podemos avaliar a tão discutida relação forma x função. O Fonoaudiólogo poderá entender se a função avaliada está alterada ou adaptada à forma presente. Por outro lado, o Ortodontista-Ortopedista Facial poderá concluir se a função está interferindo ou não naquela determinada forma.
Só a partir de um diagnóstico correto, é possível traçar um plano de trabalho adequado, definindo o momento ideal do tratamento , iniciando com Fonoaudiologia ou a Ortodontia e em alguns casos sendo necessário o tratamento simultâneo. O sucesso do tratamento depende desta parceria, do envolvimento do paciente e dos pais ou responsáveis. A correção ortodôntica só poderá manter-se adequada se harmonizada com o equilíbrio da musculatura orofacial do paciente.